sábado, 30 de Abril de 2011

Iogurteira e Receita

Queria muuito uma iogurteira porque lá em casa os iogurtes desaparecem da noite para o dia, literalmente! Mas ainda não me tinha decidido a arranjar uma quando soube que a minha mãe ainda tinha a dela, oferecida pelo meu avó quando esta tinha 17 anos (agora imaginem os anos que ela tem!)! Creio ter percebido bem os 17... Ou terá sido 27???
Raptei-a, ou melhor herdei-a antes do tempo! Ah ah!
A iogurteira é da marca Indu e dá para oito iogurtes apesar de dois deles terem a tampa partida (nada que não se arranje ou então num sábado de manhã dou um pulinho à Feira da Ladra)! Como é óbvio o manual de instruções não existe e não encontrei nada sobre esta marca a não ser uma igual à venda.
Felizmente a minha mãe ainda sabia a receita que usava e foi a primeira a sair.
Todavia fica aqui uma dúvida que agradecia que alguém esclarecesse... Os copos colocam-se tapados ou destapados na iogurteira?
Este foram tapados e ficaram com muito líquido. Para a próxima faço-os destapados!

Ingredientes:
  • 1 l de leite à temperatura ambiente (usei magro);
  • 1 Colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 Iogurte natural;
  • 1 Colher de sopa de leite em pó .

Preparação:
Misturar todos os ingredientes com uma vara de arames e verter para cada uma das formas e tapar. Fechar a iogurteira e ligar a máquina. Deixar fermentar por 12 horas. Findo este tempo retirar os iogurtes e armazenar no frigorífico pelo menos quatro horas.
A validades destes iogurtes depende proporcionalmente da validade do leite e do iogurte utilizado. No entanto, regra geral estes duram 10 dias no frigorífico.

Quando chegou a altura de os comer adicionei açúcar amarelo e canela... Adorei a canela nos iogurtes!



20 comentários:

  1. Allo! Perguntei a mãe e ela diz que os iogurtes fazem-se tapados.
    Aos que não têm tampa podes sempre por pelicula aderente.
    Nádia.

    ResponderEliminar
  2. Já experimentei sem tampa... Acho que ficou igual!

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma iogurteira igual mas também sem manual de instruções. Na fase em que coloca os copinhos na iogurteira é necessário pôr água no fundo da iogurteira ou só mesmo colocá-los sem nada?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Neste momento já não coloco uma vez que a minha avariou-se. No entanto nunca coloquei água! É sem nada no fundo.

      Eliminar
    2. Obrigada! Eu bem estava a achar estranha esta dica!

      Eliminar
  4. Esta dica que me tinham dado acerca da água no fundo da iogurteira!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Ando a procura de uma iogurteira dessas, mas não encontro em lado nenhum! Indu é a marca ou o modelo? E sabe de que ano são? Quero mesmo muito uma...
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Indu é mesmo marca... Todavia não faço a mínima ideia de que ano é. Posso dizer que o meu irmão nasceu em 83 e a minha mãe já a tinha na altura.

      Eliminar
  6. Olá!
    Emprestaram-me uma iogurteira igual a essa e descobri frascos iguais, só que com tampa em cortiça, no Depósito da Marinha Grande na Rua de São Bento em Lisboa. Disseram-me lá que eles forneciam os frascos de vidro e outra empresa fornecia as tampas de plástico para essa iogurteira da Indu.
    Bons iogurtes!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    Esta semana também pedi à minha mãe para me dar a dela, e lá fomos "escavar" a mala antiga até encontrar a famosa iogurteira lol e não é que é igualzinha a essa, como eu costumo dizer tem 500 anos lol lol lol No entanto, como estava com bastante pó,aqui a menina da mania das limpezas decidiu esterilizar tudo e vai daí as tampas deformaram e agora não cabem nos frasquinhos :((( Ok nem cheguei a fazer os iogurtes :s
    A minha mãe tinha la dentro as receitas, garantia e as instruções, veio tudo com a maquina, e lá diz k os iogurtes kdo vao a fermentar na iogurteira têm k ir destapados.
    Quanto à minha situação, será k alguém me ajuda em relação a arranjar 8 tampas iguais áquelas??? Please...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde, acabo de receber uma iogurteira indu mas vem sem instruções, seria possível facultar-me uma cópia ou enviar por e-mail o manual de instruções? Muito obrigada.

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Tal como muitos de vocês os meus pais também tinham uma iogurteira da Indu. Mas com muita pena minha já não tinham o livro de instruções. Será que é possível facultar-me uma cópia do livro de instruções? Obrigada
      Joana

      Eliminar
  8. Bom dia!
    Também tenho uma iogurteira indu que descobri na arrecadação há pouco tempo. Claro que não tem instruções nem nada, mas resolvi experimentar e, segundo uma breve pesquisa, verifiquei que para a maioria das iogurteiras são necessárias cerca de 12 horas para que os iogurtes fermentem. É o tempo que utilizo, e também me acontecem ficarem com algum líquido, mas como assim na mesma.
    Para rentabilizar e porque 8 copinhos pequenos se gastam no instante, resolvi comprar iogurtes que vêm em copinhos de vidro da marca pingo doce e que cabem lá perfeitamente. Para tapar utilizo folha de alumínio que é o mais parecido com a "tampa" que eles utilizam nos que comprei.
    Cumprimentos,
    M.G.

    ResponderEliminar
  9. Alguém sabe onde posso encontrar uma das antigas? Ou alguém me quer vender uma???

    Cumprimentos
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Eu queria muito fazer iogurtes e até tenho bimby, mas como desconfiava da fiabilidade da fermentação andei a ver e a namorar iogurteiras, quando em casa falei no assunto, descobri que tinha uma na garagem igualzinha a esta!! LOL só que é cor de laranja, e lá dentro para alem de um cheiro as mofo terrivel, tinha tudo, garantia, instruções, tudo. Imaculado como se a tivesse acabado de comprar! :D fikei radiante :D Mas tenho duvida se meto os iogurtes com ou sem tampa a fermentar. Outra coisa, eu fiz a primeira vez e coloquei 12h a fermentar com tampa e eles nao ficaram nada bons, fiz novamente e deixei 4h, (tempo indicado nas instruçoes) e ficaram bem melhores mas nao muito cremosos e com alguns grumos.... O unico melhor foi o unico frasco cuja tampa tem uma rachadela pequenina, dai me ter surgido esta duvida :) obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, neste iogurteira não deve tapar os iogurtes!
      Espero ter ajudado! Infelizmente a minha avariou!

      Eliminar
    2. Obrigada Joana, será que me pode dizer quanto tempo devo deixar a fermentar? Hoje é dia de fazer novos iogurtes =)). Lamento que a sua se tenha avariado :((

      Eliminar
  11. Ah, é verdade a iogurteira é de 1986 :D heheehe

    ResponderEliminar
  12. tenho 2 indu novas com manual de instruções.

    ResponderEliminar

Obrigado por partilhares as tuas opiniões comigo! Volta Sempre!